visibilidade das invisibilidades
COM LABEA - I2ADS/FBAUP E BURILAR
Como posso dar forma e visibilidade ao que trago cá dentro? De que forma as minhas experiências de vida e memórias fazem parte da minha identidade? E da identidade do grupo? Quanto das minhas memórias são memórias coletivas? Este é um projeto que explora processos do fazer artístico, enquanto meios que potenciam a visibilidade das invisibilidades. “Pensamentos são formas”, escreveram os alunos.
Cada oficina é projetada para influir e envolver a participação ativa dos alunos, incentivando-os a partilhar as suas histórias, memórias e visões individuais, através de formatos que respeitam a sua privacidade, individualidade e contribuem para um crescente sentimento de pertença – pertença ao contexto específico dos encontros (espaço das oficinas), e ao grupo de pares.
Por meio de atividades práticas, discussões e trocas de experiências, procuramos fomentar a construção de uma consciência coletiva, sobre ideias de identidade e património – enquanto processos em aberto, em construção permanente. Cada uma das sessões é proposta como um processo aberto e sem expectativas prescritas de resultados.
Este é um programa de oficinas de educação artística desenvolvidas em escolas do 2º ciclo, no Município de Felgueiras, numa parceria com o LabEA - Laboratório de Educação Artística do i2ADS - Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade - Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, e a Burilar - Processos Criativos na Mediação de Públicos.